27 de janeiro de 2013

Estudo conclui que ouvir Justin Bieber e One Direction faz dos jovens "pessoas melhores"

Estudo conclui que ouvir Justin Bieber e One Direction faz dos jovens

300 crianças, em escolas na Holanda, foram seguidas durante quatro anos da sua adolescência, entre os 12 e os 16. Os investigadores que conduziram o projeto reuniram informações sobre os tipos de música favorita das crianças e relacionaram os mesmos com delitos menores - como furtos ou vandalismo. 
Os resultados foram claros. As crianças que aos 12 anos gostavam de hip-hop, heavy metal, punk ou techno já tinham comportamentos inapropriados que mantiveram até aos 16 anos.  Os que ouviam música rock com a mesma idade, eram relativamente bem comportados, mas mais propensos a terem atitudes incorretas aos 16. As crianças que preferiam o pop, mainstream ou a música clássica e o jazz não revelaram comportamentos desviantes e, em alguns casos, negaram por completo a associação.
 
O estudo sugere então que o prazer "inocente" da música "não comercial" pode ser um sinal de que as crianças podem tornar-se delinquentes.
Como os autores constatam, «A música é o meio que separa os jovens, no geral, daqueles que podem mais facilmente adotar uma quebra de comportamentos.»
Os mesmos autores sugerem ainda que «em grupos de pares caracterizados por um gosto musical alternativo, pode existir uma 'contaminação' entre amigos».

Embora possa não obter qualquer credibilidade, o estudo divulgado conclui, em suma, que ouvir Justin Bieber ou One Direction faz de jovens, "pessoas melhores".

O estudo pode ser consultado na íntegra, aqui.

Fonte: MY STAR

Sem comentários: